Falar sobre Felicidade é um privilégio. E Ser Feliz é uma condição obrigatória na minha vida. É um modo de Ser. E na tua? O que te faz ser feliz?
Confesso que tenho necessidade de distinguir a sensação de me Sentir Feliz da realidade de Ser Feliz. Para mim, não são a mesma coisa.
Sentir é o momento. Ser é a existência.
A sensação de felicidade corresponde ao momento vivido no agora. E ao longo de um dia todos temos imensos momentos com diversas sensações, boas e más.
A realidade da Felicidade presente na minha vida é como o ar que respiro. Ser Feliz é uma escolha que fiz para a minha vida.
Eu amo ouvir samba. Sim, eu uso até uma expressão de bambas que não deixa lugar a dúvidas Eu sou do Samba. Acordo a ouvir Samba. Trabalho a ouvir Samba. Embalo-me a Sambar. E adoro. O batuque a tocar. A bateria a desenvolver na avenida. As vozes arrastadas. Quentes. Sofridas muitas vezes. Gosto daquele ” la-lái-ia-lá-lai-ia-lá-lai-ía”. E isso faz-me Sentir Feliz!
O Brasil. O Brasil faz-me sentir muito feliz.
Ouço a voz cantada. Ouço uma música no piano. Vejo uma imagem no Instagram. Derreto-me na hora! Chego ao aeroporto, para partir, quase não me aguento. Quando aterro, já o sorriso está rasgado. Sinto aquele calor húmido que me acaricia. Vivo num estado de permanente felicidade com o Brasil. Lá eu sinto-me muito feliz.
Chocolate preto com passas e avelãs. Vinho branco alentejano fresco. Filmes românticos ingleses. Beijos doces na testa. Conduzir sem obstáculos. Mar quente e ondulado. Sol à sombra da palha perfurada. Vestidos leves e compridos. Que bom!
Amigos que me ligam inesperadamente quando eu mais preciso deles. A minha mãe e o seu jeito ligado-desligado (deu-me sempre o caminho livre para ser quem queria ser). O meu cão Dão (e o Douro que já partiu) de cada vez que se deita aos meus pés (ou ao meu lado, na cama, como uma botija de água quente). Protege-me. Queria que fosse para sempre. Sinto-me abençoada. E sinto-me feliz.
Ouvir a chave na porta. Faz-me sentir feliz.
Saber que são os meus filhos que vão a entrar.
Comovo-me sempre que os vejo, que os olho. Mas não te iludas. Eu não sou uma mãe fácil. Eu cobro. Cobro muito deles. Mas eles também se sentem felizes por me terem como mãe. Eu sei!
Mas isto tudo que te falei é a tal sensação de felicidade. É o sentir-me feliz. Ser feliz é outra coisa.
Ser feliz é uma escolha.
Tal Ben Shahar, professor renomado de Harvard, especialista em Psicologia Positiva e Psicologia de Liderança, afirma que “não é preciso ser perfeito para levar uma vida mais rica e mais feliz” e ele afirma também que a felicidade (assim como a alegria) é algo que se aprende, como podemos aprender a jogar golfe. Diz ainda que a ideia de felicidade não chega. É preciso transformar a ideia em hábito.
Por isso, eu afirmo, Ser feliz é uma escolha. É uma escolha consciente e responsável. E depende de nós próprios. Ser feliz é estar triste (que também é uma sensação e uma escolha) e ainda assim agradecer. Ser feliz é estar doente e lutar por mais uma dia deste milagre que é a vida. Ser feliz é o mundo desmoronar à nossa volta e sorrirmos ao porteiro que nos abre a porta cumprimentado-o. Ser feliz é saber que tudo passa, que vais à luta, que podes cair, que tens de acreditar sempre, que deves aceitar o que não depende de ti, que vais vencer.
Ser feliz é uma escolha.
Vamos fazer uma pausa? Calma. Respira fundo. Isso mesmo.
Nem te perguntei: tens andado aqui pelo blog? Se leste o Vamos Conversar. Deves ter reparado nas setas laterais. Para a direita encontras O Mundo aguarda-te. E se continuares surge Queres Mudar de Vida? Agora estás aqui e é hora de saber O que te faz Ser Feliz?
Se por acaso não leste nada do que te falei agora aqui em cima. Não faz mal. Quando acabares de ler este texto. Voltas ao inicio. Ao encontrares a página que diz BEM VINDOS é só deslizar para o lado ou para baixo. E aí encontras tudo. Mas não tenhas pressa. Tens tempo para tudo. Onde estávamos? Ah, sim.
O que te faz Ser Feliz?
É, não é simples esta pergunta. Naturalmente respondemos SIM. Mas assim que aprofundamos a questão percebemos muitas vezes que o que consideramos Felicidade é apenas status, poder económico, formação académica, cargos de direcção, sapatos de sola vermelha, passagens de avião para Paris, dançar até amanhecer no casamento da prima, férias de verão no Algarve, abraços apressados aos nossos filhos. Enfim.
A Felicidade anda com pressa e sem tempo para nada. E por isso mesmo anda na ordem do dia. Sabes que actualmente a verdadeira caça ao tesouro do Homem do Séc. XXI é Ser Feliz. E que difícil é.
Mas afinal, Felicidade, o que é?
Dizem, lá no dicionário português
1.estado de quem é feliz; contentamento; bem-estar
2.acontecimento feliz; bom êxito
3.boa fortuna; sorte; ventura
Sabes o que penso: que não sabem do que falam. Eu gosto particularmente desta definição:
“O que é a felicidade?
A minha felicidade não é a sua, definitivamente, o que me move pode não o mover, porém, numa coisa temos que concordar, feliz mesmo é aquele que ri do menor (e do maior) dos problemas.”
Paulo Macedo
E o que será que nos faz Ser Feliz? Essa tal da Felicidade?
Voltando a Tal Ben Shahar. Ele sabe do que fala. Bem, podia simplificar e dar-te as Dez Dicas (detesto esta palavra!) de como Ser Feliz que ele sistematizou no seu best-seller Being Happy. Mas isso fica para uma publicação no blog (fica atenta!).
Aqui vou apenas fundamentar a sua pesquisa, baseada na sua própria experiência e no seu estudo de milhares de pessoas, onde a fórmula mágica da Felicidade é a combinação da felicidade a curto-prazo (o prazer, a sensação) com a felicidade a longo prazo (o significado que conferimos à nossa vida, o nosso propósito, a nossa existência). Esta magia chama-se:
Fazer Acontecer!
Já te falei de mim. Da minha Felicidade. Não sou quem interessa aqui. És tu. Porque tu és a pessoa mais importante do mundo. E por isso deixo-te com outra pergunta: o que tens feito para Ser Feliz?
Sabes, não é a meta que interessa (neste caso é incontornável para todos nós, o fim é o mesmo para todos) mas sim o caminho que percorres desde que te levantas até que te deitas.
É a gratidão com que vives a tua vida. É o tempo que te dedicas a ser feliz que importa.
São os teus, aqueles que guardas junto a ti e alimentas de amor e sonhos. É a aceitação de quem tu és no presente, que nada mudará o teu passado, e que só constróis o teu futuro. É a valorização de quem és com todos os teus defeitos e todas as tuas qualidades.
Querido amigo, Ser Feliz é seres quem és, aceitares-te e amares-te. Mais do que tudo. Mais do que todos. E assim, poderes amar os teus. Poderes amar a tua vida. Porque és tu que a escolhes. Todos os dias.
Porque eu acredito que
Quando a viagem começa dentro de ti, o mundo aguarda-te.
Eu vou fazer perguntas. Tu vais encontrar respostas. E vou ser Feliz. E tu também. Eu vou continuar por cá nas Viagens da Helena e aguardo por ti numa viagem Universo 7. Agradeço o teu tempo. Adorei conhecer-te. Espero do fundo do coração que também tu tenhas gostado. Que te tenhas sentido acarinhado.
Um abraço,
mh