Eu sou a Maria Helena. Tenho quarenta anos (+ 1). Sou mãe do Francisco e do António.
Estudei e desisti. Empreendi uma empresa de comércio e divulgação de artesanato português com 24 anos. Faliu ao fim de um ano. Depois fundei uma sala de estudo de apoio escolar, onde sucedi e trabalho, há cerca de quinze anos.
Hoje, sou também blogger. Criei e fundei o Viagens da Helena, um blog de travel coaching. E estou quase a entrar em mais uma aventura, o Universo 7 (+ tarde conto!).
Mas eu sou mais. Quem sou eu?
Se pensar mais que três segundos eu sou … Sonhadora. Impulsiva. Presunçosa. Optimista. Tempestiva. Generosa. Vaidosa. Determinada. Mandona. Lutadora. Persistente. Orgulhosa. Franca. Tolerante. Resistente. Extrovertida. Exagerada. E meiga, dizem!
Tudo mexido e misturado … Esta sou eu!
Na vida percebi que a grandeza das pequenas coisas, aqui e ali, ora brancas, ora pretas, com tonalidades vivas e rasgos de luz intensa, a cada escolha, foram e são o trilho a seguir. A minha Felicidade!
Vou ao encontro da felicidade nas minhas vitórias, por vezes enormes, tantas vezes invisíveis. Esta é a minha certeza! Onde a procuro?
Procuro a felicidade na superação! Dar a volta, percebem?
Questiono a vida à minha volta, tento encontrar respostas e transformo-as no objectivo que vem a seguir. Caminho em passos, ora entusiastas, ora cuidados, e também errados. E eu erro grosseiramente, merecedora de palmatória, fruto de uma ingenuidade com prazo. No entretanto, vou criando sonhos que se transformam em expectativas, que se transformam em objectivos e que sempre se tornam realidade.
E pergunto-me, todos os dias, para onde vou? Vou pelo mundo contar a minha história!
A minha história é feita de remendos e bainhas que aprendi a coser com linha fina e bom remate. Arregaço as mangas, mesmo sem saber como fazer. Procuro saber. E com medo, ou sem medo, vou e faço.
Fazer acontecer é o meu mantra diário. Nunca desistir. Acreditar em mim, e nos outros, nos que vou encontrando pelo caminho e que sinto que me pertencem. Sempre de braços abertos, largar as dúvidas e as incertezas, confiar na minha intuição, rodear-me de esperança. Este é o acontecimento da minha vida!
Crer na força de acreditar, de visualizar, de desejar. Crer é o meu mais forte aliado! E fazer, o único caminho para a realização.
Coloco os meus objectivos em perspectiva. Dou passos atrás constantemente. Sei bem da sua real potencialidade. Revejo os meus objectivos a todo o momento. Adapto-os às circunstâncias e sigo, com coragem e determinação, fazendo o que tem de ser feito!
Se erro, respiro fundo. Começo tudo de novo. Aprendo. Ouço. Observo. Defino. E, novamente, faço!
Agora, começo de novo! Venham comigo!
Com a chegada dos míticos quarentas, eu fui me apercebendo que toda a minha vida girava em torno dos outros. Dos meus filhos, do meu marido, da minha casa, dos meus amigos, da minha profissão, dos meus alunos. Eu estava presente, claro! Mas o meu EU não!
Era feliz, sem dúvida, mas tinha um amargo de boca que insistia em me lembrar dos sonhos que andava adiar há anos. Percebi que a minha vida familiar e social estava preenchida, mas que a minha vida pessoal estava em suspenso. Eu tinha guardado a felicidade pessoal para um dia. E esse dia não chegava.
Percebi então que a felicidade é um estado de alma, conjunto de instantes vividos para os quais temos de estar despertos, com os sentidos apurados, e percebe-la ali. Simples. Sem artifícios. Tal qual a vida. E transforma-la na nossa própria vida. Assim surge o blog. Viagens da Helena, as minhas, quer elas sejam interiores e transformadoras, quer sejam o meu sonho concretizado de chegar ao Brasil!
Para eu me expressar tal qual sou.
O resto são histórias e estão todas contadas aqui!
Para todos, as Viagens da Helena pretendem despertar a consciência, a quem lê as minhas histórias e vive as minhas viagens, e as façam considerar o caminho para a SUA própria felicidade pessoal. Pois eu sei que as viagens são um dos meios de transformação pessoal eficaz e poderoso, ao alcance de todos e para todos, que traz a mudança desejada por tantos
Este é o caminho perfeito do que se quer simples e completo. É o encontro com a nossa essência! E, na essência de tudo, as viagens da vida, que se querem imprevistas, coloridas, audazes, um complemento de vida vivida, com o diferencial de cada experiência, em cada cenário, em cada aroma, em cada sabor, em cada som, em cada toque, sentidos à prova da medida do tempo!
As Viagens da Helena são um dos caminhos percorridos em busca da felicidade. E eu sou feliz!
mh
0 thoughts on “Quem sou eu?”