Esta viagem é uma experiência no meio de uma importante celebração (surpresa!) … viajo com os meus filhos, já crescidos, para o estrangeiro, de avião e sem luxos! Viajamos pele Ryanair, em low cost, e decidi que ficaríamos num Hostel, no Ant Hostel Barcelona.
Nada do que estamos habituados, diga-se!
Mas já dizia o poeta “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” … não necessariamente as minhas, mas as deles.
Estão crescer. O mais velho já vai para os festivais de verão três dias seguidos e fala-me de um interail planeado para o ano de um mês pela Europa!
Que orgulhosa fico! É assim que o quero, livre, e ele quer-se solto …
Daí a minha escolha. Precisava de lhe(s) mostrar que a vida dá-nos tudo o que procuramos e que o dinheiro (ou a falta dele) não pode nunca ser travão de sonhos.
A simplicidade das instalações escolhidas e o pequeno valor a pagar, a condizer, ensina-os a ir, sem entraves, sem preconceitos, sem desculpas.
Sem luxos, juntos no Hostel em Barcelona
O Hostel fica em pleno coração de Barcelona, logo a seguir ao Arc de Triomph, em frente ao Park da Cidaduela, onde logo ali ao lado está o meu adorado e estiloso bairro Born.
Quando entramos, o pouco que viram e a simpatia com que nos receberam, assim como a decoração jovem e divertida, deixou-os satisfeitos (o António ainda perguntou pela piscina!) … guardamos as malas e saímos para almoçar. Estávamos cheios de fome.
De seguida, fomos visitar o Museu Picasso (gratuito até aos dezoito anos) e passear de cabeça erguida, atenta a todas as novidades e às perguntas sempre na ponta da língua. Depois contarei esse passeio.
Regressamos ao fim da tarde para descansar pois estavamos acordados desde as quatro da manhã.
Quando fiz o check in, ficaram desde logo admirados por se alugarem as toalhas de banho (eu já sabia e por isso admiração tinha sido dias antes!), seguimos corredor fora até chegarmos à porta … da camarata!
Bem, não uma camarata típica de doze camas e tudo ao molhe e fé em Deus. Graças a Deus!
Era antes uma camarata com três compartimentos. Cada compartimento tem dois beliches. E por isso quatro camas. E uma casa de banho completa por compartimento.
Como é que se diz? Primeiro estranha-se, depois entranha-se!
E foi mesmo isso que aconteceu.
Os miúdos subiram logo para as camas de cima, trepando as escadas. Logo se puseram a carregar os gadgets inseparáveis e sua extensão . É o que é!
Cada um ligou a sua luz de leitura e, em acordo, um pôs a sua música baixinho a tocar para todos.
Literalmente!
É que cada compartimento não é fechado por cima, ou seja, ouvimos-nos todos uns aos outros. Que maravilha! Ninguém fala alto, ninguém discute, todos descansam!
As malas guardámo-las nos depósitos, como se vê em cima, mesmo por baixo das camas inferiores. E até houve quem tomasse logo um banho na pequena, mas suficiente, casa de banho.
Diria bonito, bom e barato!
Uma experiência para o futuro próximo dos meus filhos, que se quer cheio de viagens e aventuras com orçamentos limitados.
Porque o mais importante é ir!
Sobre Barcelona é a segunda maior cidade de Espanha. Barcelona é a mais cosmopolita e maior porto do mediterrâneo.
Situada na Costa Brava na costa mediterrânica de Espanha, a cidade desenvolve-se suavemente da costa para as encostas florestadas.
É uma cidade famosa pela sua arte e arquitetura da linha da frente e chefes vanguarda.
A cidade de Barcelona é uma cidade dinâmica, aberta ao Mediterrâneo. É uma cidade excelente para relaxar, passear e apreciar o seu modo único de vida.
Barcelona tem muito a oferecer pois em cada esquina, em cada rua há sempre algo a descobrir.
Arquitetura gótica, as famosas Las Ramblas, o Parque Güel de Gaudi e a inacabada Sagrada Família. Ainda o antigo bairro El Raval, La Ribera e La Barceloneta, um emaranhado de ruas ao longo da praia com excelentes restaurantes e bares longe do bulício turístico da cidade.
Barcelona é Gaudi, ou Gaudi é Barcelona.
O seu estilo único é admirado por todo o mundo e as suas criações góticas marcaram para sempre a imagem e caráter da cidade. As suas mais notáveis obras são a Sagrada Família, o belo Parque Güel e a Casa Batlló.
La Mercat de Sant Josep de la Boqueria (o mercado da Boqueria) tem sido descrito como um dos melhores mercados da Europa. Mas La boqueria não é apenas local de compras, é igualmente muito agradável passear e absorver os cheiros, ruídos e olhares.
Las Ramblas são uma avenida que separa o bairro Gótico do Raval e une a Plaça Catalunya ao monumento de Cristóvão Colombo em Port Vell.
O Barri Gótic ou Bairro Gótico é o centro medieval da cidade com as suas ruelas estreitas cheias de pequenas lojas de todo o tipo de mercadoria.
A gastronomia tem alguns dos melhores restaurantes do mundo e chefes de renome como Ferràn Adrià.
Produtos frescos locais são sempre os preferidos. Não dispense uma ida ao mercado La Boqueria para comprar os melhores produtos locais.
E é isto!
mh
One thought on “Sem luxos, juntos no Hostel em Barcelona”